Slide Etica e cidadania
1. Ética Profissional e ética de Responsabilidade
O presente texto se inicia apresentando um exemplo de um profissional que se apropria de recursos financeiros de uma organização, na qual exerce um cargo importante. O exemplo citado leva ao questionamento: Até quando se utiliza a ética profissional decorrente da ética de responsabilidade?. Neste contexto o crime de conduta ética exercida pelo profissional engloba não somente a sua pessoa, mas aqueles que têm vinculo profissional com o “criminoso”, o advogado e o padre da igreja e seu psicoterapeuta.
Embora esses profissionais não sejam “criminosos” pelo desvio da verba organizacional, todavia pelo código de suas profissões são obrigados a manter sigilo perante o fato acontecido. Nessa situação problema é válido revelar o responsável pelo crime de verba da empresa?. Se essas pessoas tivesse a atitude de denunciar o criminoso, poderiam está sendo éticas em fazer um bem para a organização e sociedade e geral, porém violariam a conduta profissional utilizadas em sua profissão. Por isso o julgamento sobre essa atitude de cada uma dessas pessoas seria ética ou não, pois é extremamente delicado e exige muita prudência de quem vai formular o veredito final de uma “historia”.
Em uma sociedade, na maioria das vezes se constrói julgamentos precipitados e injustos da participação de um determinado individuo ou grupos de pessoas envolvidas em um caso de “violação de conduta ética”, generalizando instituições, empresas e profissões a qual esses indivíduos ou grupos fazem parte. Essa generalização também é imprópria e injusta para aqueles que estão sendo julgados perante um fato questionado e discutido em uma sociedade, organização e empresa.Os motivos dessa generalização podem estar relacionada ao fato de que membros de um grupo agem de forma errada quantativamente têm a percepção de julgar e agir incorretamente sobre um determinado fator.