Arena Fonte Nova Salvador
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANÁLISE DO PROJETO E EXECUÇÃO DA OBRA NA ARENA FONTE NOVA.
Vitória da Conquista
Março/ 2014
CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANÁLISE DO PROJETO E DA EXECUÇÃO DA OBRA DA ARENA FONTE NOVA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução à Engenharia Civil, no curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Bahia.
Prof. Me.
Vitória da Conquista
Março/2014
RESUMO
Este trabalho apresenta a Arena Fonte Nova sob a perspectiva da engenharia civil. Abordando, dentre outras coisas, planejamento, processo de execução, dimensões, materiais e técnicas de construções utilizadas na referida Arena. Ressaltando que como obra de engenharia é única e arrojada. Como projeto é exemplo de inovação. Além de dimensionar a complexidade envolvida na execução de uma obra de proporções tão grandes
Introdução
A Arena Fonte Nova supera e muito a proposta tradicional de um estádio de futebol. Primeiro, porque além de estar preparada para receber as competições mais importantes do esporte mundial, a Arena também credencia a cidade de Salvador a entrar de fato no circuito nacional e internacional de grandes shows musicais e eventos culturais.
O conceito multiuso é justamente essa capacidade de realizar os mais diversos tipos de eventos, gerando emprego e negócios durante o ano inteiro. Partidas de futebol, competições de esportes radicais indoor, shows, grandes festas e eventos culturais.
Versátil e inteligente, a estrutura consegue ser palco de um jogo de futebol e, em poucos dias, estar preparada para receber um mega show musical. Como o formato original de ferradura foi mantido, grandes estruturas podem ser facilmente montadas e desmontadas nessa abertura para o Dique do Tororó, sem prejuízo nenhum para o gramado.
A Arena ainda tem capacidade de recepcionar