Bases territoriais do brasil
BASES DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
Resenha apresentada para a disciplina de Geografia do Brasil II do Curso de Geografia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professora: Rose Adami.
CRICIÚMA, SETEMBRO/2007.
“Bases da Formação Territorial do Brasil”. Geografares, Vitória, nº 2, jun/2001. Do Professor Doutor do Departamento de Geografia da USP, que faz uma abordagem sobre a formação da sociedade a partir do seu território.
Para entender-se o caso da formação histórica territorial brasileira, se faz necessário saber o que acontecera na Europa naquele período e comparar como se deu a instalação colonizadora na América Latina.
O estudo da história territorial coloca que a colonização é em si mesma uma relação sociedade-espaço, ou seja, a relação entre uma sociedade que se expande e os lugares onde ocorre a expansão. A colonização diz respeito a uma adição de território ao seu patrimônio territorial.
A questão colonial implica a consolidação do domínio territorial, a apropriação de terras, a submissão das populações e a exploração dos recursos disponíveis no território.
Na formação dos territórios existem três dimensões: 1) construção bélica/militar; 2) construção jurídica; 3) construção ideológica. E, com isso passamos a compreender porquê algumas sociedades européias precisaram expandir seus territórios. Algumas características comuns as referidas sociedades eram a carências de minerais e cereais, a existência de população e capital disponível reforçaram a necessidade de expansão.
O primeiro aspecto que motiva a expansão é o da conquista. O colonizador defronta-se com realidades diferentes e a capacidade de adaptação se dá entre as intenções geopolíticas e a realidade defrontada.
O quadro demográfico nas Américas é extremamente variado do ponto de vista dos territórios. Nos casos da colonização dos impérios Asteca e Inca, as densidades demográficas eram bem maiores do