Resenha Promoção da Saude
Vídeo: Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências
O vídeo fala sobre o livro de mesmo nome e formam um bate-papo sobre o assunto, a saúde nas grandes cidades industrializadas. Um resgate do conceito de promoção da saúde, um pensamento médico social que foi forte no século 19 durante a revolução industrial, era basicamente uma medicina mais voltada ao paciente em si, mais humanizada e relacionando-se as condições de vida daquela pessoa.
E então a medicina biomédica cresceu e acabou com a promoção da saúde como se conhecia. É feita uma curiosa comparação com as duas percepções do verbo malhar, pois hoje em dia é aquele ato de se ir a academia se exercitar e promover sua saúde física e boa estética, enquanto no século 19 malhar era o que faziam os trabalhadores das fábricas com seus instrumentos que se chamavam “malha” e por isso eles ficavam malhados, no trabalho e não por fora como se é visto hoje.
Discutem então a crítica feita a medicina baseada em evidências e como a promoção da saúde pode solucionar isso, como por exemplo exigindo políticas sociais favoráveis a saúde e também uma responsabilidade do próprio indivíduo em promover a sua saúde.
Diferença da promoção e prevenção da saúde. Prevenção da saúde diz respeito ao que se conhece das doenças e o que é feito para preveni-las, como por exemplo a imunização. A promoção é fomentar condições gerais de vida e não diz respeito a nenhuma doença específica. Comenta-se sobre a hiperprevenção, o cuidado sobre o que conhecemos como perigoso mas também a precaução com coisas que não sabemos ao certo se causa problemas ou não.
A vida é feita de escolhas importantes na vida, essas escolhas se dão em vários níveis, os conscientes e os que são além de nós, são inconscientes. Fala-se então das pessoas que praticam sexo sem proteção sabendo do risco de contaminação de doenças. Pois o homem tem esse lado escuro em si, existem inúmeras decisões que podem ser feitas consciente ou insconcientemente