Arquitetura em Terra
A terra é o material de construção natural mais importante e abundante na maioria das regiões do mundo.
Devido ao grande custo financeiro e energético de técnicas e materiais industrializados, como tijolo e concreto, a demanda habitacional dos países em desenvolvimento só pode ser suprida utilizando materiais locais e técnicas de auto construção.
Nos países industrializados, a desmedida exploração dos recursos naturais e os sistemas de produção que utilizam desenfreadamente o capital e energia geram desperdícios e também contaminam o meio ambiente. Nesses países a terra vem ressurgindo como material de construção. Tem-se entendido que a terra como material de construção natural tem melhores qualidades do que materiais industriais como o concreto, os tijolos e os silicocalcários.
Técnicas de construção com terra recentemente desenvolvidas demonstram o valor da terra não só para a auto-construção mas também para a construção industrializada a cargo de contratistas.
As moradias contemporâneas em que o barro é o material predominante não requerem nenhuma característica especial em sua aparência.
Podem ser tradicionais ou contemporâneas, simples ou sofisticadas, humildes ou luxuosas.
A construção em terra é um conhecimento vernacular, e as técnicas existentes são as mais variadas, existindo tanto as mais puramente tradicionais como outras reinterpretadas ou mesmo desenvolvidas para uma adequação maior aos nossos dias
Por muito tempo essas técnicas foram consideradas pobres, de qualidade inferior e negligenciadas como uma solução construtiva de qualidade. Parte disso vem do fator de que muitas vezes essas técnicas não eram bem aplicadas, o que pode vir a acontecer com qualquer outra técnica. Felizmente o cenário atual está mudando e existem hoje estudiosos especializados a respeito, e desenvolvendo pesquisas que permitem afirmar as técnicas vernaculares, como as de construção em terra,