Adobe
1.INTRODUÇÃO…………………………………………………….........................4
2. HISTÓRICO DA TÉCNICA.............................................................................6
3. SISTEMAS CONSTRUTIVOS........................................................................8
3.1. MATERIAIS.................................................................................................8
3.2. TÉCNINAS CONSTRUTIVAS......................................................................9
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................22
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................24
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo estudar e desenvolver as técnicas construtivas adotadas no período do Brasil colonial, com foco na arquitetura de Adobe, apresentando protótipos de adobe, construídos in loco, a base de terra, água e açúcar para dar liga a mistura sendo que alguns destes tem a solução de liga com palha. Demonstrando propriedades peculiares do adobe que diferentemente do tijolo cozido seu processo de secamento não reage com o fogo, secando primeiramente na sombra e depois ao sol, o que possibilita resistência ao material com a evaporação da água.
Os adobes realizados apresentaram três diferentes tipos de terras, sendo permitido observar a resistência do material com outras qualidades e porções de terras. Entretanto o adobe utilizado nas construções coloniais possuia sua composição a base de argila, areia, estrume, palha ou capim para dar liga ao barro e em algumas regiões do Brasil era também utilizado a composição de sangue de animal, e seu assentamento era feito com o próprio barro que também era utilizado no revestimento com massa de cal e areia.
Segundo o professor Nestor Goulart “Em cada época a arquitetura é produzida e utilizada de modo diverso, relacionando-se de uma forma característica com a estrutura