Osteoporose
A osteoporose pode ser dividida em dois tipos: Tipo I: osteoporose em mulheres na fase pós-menopausa devido a alterações hormonais( os osteoblastos possuem receptores para estrógeno, que quando ativados estimulam a produção da matriz óssea. Durante o climatério, a concentração desse hormônio diminui e a atividade dos osteoblastos se torna mais lenta. Dessa maneira a ação dos osteoclastos supera a dos osteoblastos, resultando em um balanço negativo na produção da matriz óssea); e Tipo II: osteoporose relacionada com a nutrição errada, associada com a baixa ingestão de cálcio, vitaminas e minerais necessários para a formação dos ossos.
Com a elevação da expectativa de vida da população, a longevidade feminina aumenta, ou seja, aumentam a quantidade de anos em que a mulher vive na fase pós-menopausa. Esse fator indica que a mulher estará susceptível por um maior tempo aos inconvenientes desse período e ao surgimento de algumas doenças.
Alguns fatores de risco para a osteoporose são: gênero feminino, raças branca e amarela, idade avançada, início da menopausa, hereditariedade, histórico de fraturas osteoporóticas, erros nutricionais, sedentarismo, algumas medicações, entre outros. Estudos apontam que 30% à 40% das mulheres brancas na pós-menopausa apresentam osteoporose.
O diagnostico de osteoporose é muito difícil, pois não é uma doença que apresenta sintomas claros. Normalmente só é