neuro
Londrina, 01 de Outubro de 2014.
Neuroanatomia
01- Conceituar sistema nervoso do ponto de vista funcional.
É um sistema que coordena e controla as funções de todos outros sistemas do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados a superfície do corpo animal, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estes estímulos.
02- Citar os envoltórios do SNC e definir os espaços existentes entre eles.
Meninges: dura-máter, aracnóide e a pia-máter. A dura-máter é a mais espessa delas e a pia-máter a mais fina e a pia-máter está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula espinhal. A aracnóide é separada da dura-máter por um espaço capilar denominado espaço subdural e da pia-máter pelo espaço sub-aracnóide, onde circula o líquor.
03- Citar as partes constituintes do SNC.
Encéfalo (cérebro: telencéfalo e diencéfalo; Tronco encefálico: ponte, bulbo e mesencéfalo; Cerebelo), e medula espinhal.
04- Citar os ventrículos encefálicos e suas comunicações. ventrículos laterais direito e esquerdo. Os ventrículos laterais comunicam-se livremente com o 3º ventrículo através do forame interventricular; A luz do mesencéfalo é um canal estreitado, o aqueduto cerebral,o qual comunica com o 3º ventrículo com o 4º ventrículo;
A luz do rombencéfalo corresponde ao 4º ventrículo, este se comunica com o espaço sub-aracnóide.
05- Definir líquor e citar onde é encontrado e produzido.
Líquor, também conhecido como líquido cérebro-espinhal, é uma substância transparente, produzida nos plexos coroides presentes no ventrículo, e assume a função de transportar oxigênio e glicose, assim como outras substâncias do sangue, para o encéfalo. Também tem o papel de amortecer quedas e atritos.
06- Citar divisão anatômica do Sistema Nervoso.
É divido em SNC e SNP. O central é dividido em encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico), e medula espinhal. Já o periférico, se divide em SNP autônomo (simpático e