Neuro
Neuropsicologia – Resumo
2009/2010
2ºano-1º semestre
Docente: Profª Isabel Barahona da Fonseca
Profª Maria Luísa Figueira
Tânia Martins
Índice 1- Neurónio 3 3- Memória 5 4- Memória Envelhecimento 8 5- Sistemas de comando motor 11 6- Audição 15 7- Sistema Visual 19 8- Vigília e sono 22 9- Atenção 27 10- Sistema Nervoso Autónomo e Estruturas cerebrais 30 11- Linguagem 34
1- Neurónio
O neurónio é a unidade anatómica do SN especializada na condução nervosa, ou seja, receber e transmitir informação a células adjacentes.
É constituído por:
Corpo celular ou soma (contém o núcleo celular - energia da célula), Dendrites (recebe o impulso nervoso de outras células e transforma os estímulos em impulsos eléctricos), Axónio (condução do impulso nervoso para outras células. Na sua terminação, o axónio ramifica-se formando os telodentrites).
Tipos de neurónios: * Neurónios aferentes ou sensoriais – recolhem a informação do meio exterior ou interior e conduzem-na ao SN central; transportam a mensagem da periferia à espinal medula e ao cérebro; detectam as informações do meio ambiente. * Neurónios eferentes ou motores – transmitem a informação do SNC para os órgãos efectores (músculos ou glândulas).
Trocas iónicas e variação de potencial no interior e exterior da célula nervosa:
Os movimentos dos iões são influenciados por difusão e electricidade.
Na difusão, há um movimento de iões na água que se faz de regiões de alta concentração para regiões de baixa concentração, ou seja, a favor do gradiente de concentração.
A electricidade faz com que os iões se movam sob a influência de um campo eléctrico.
Teoria da Membrana segundo Hodgkin, Huxley, Eccles
Potencial de Repouso:
O interior do neurónio é electricamente negativo em relação ao exterior. Porque:
* Há uma elevada concentração de aniões negativos dentro da célula, * Há um efluxo de K+ por transporte passivo