neuro
Motricidade Reflexa
Os músculos participam de um complexo de programação, controle e comando motor. Eles eoutras várias estruturas em nível de cérebro participam da movimentação, chegando até a parte motora. Ouseja, para realizar um simples movimento como pegar um lápis, grupos de músculos flexores e extensoresserão acionados, e, além disto, “alguém” mandará uma ordem para o cérebro para que este ato voluntário possa ser realizado.O sistema motor é dividido em:
Órgãos efetuadores: que são os músculos.
Órgãos operadores/organizadores: são estruturas que captam os estímulos e controlam os efetuadores. Ex.: neurônios motor inferior.
Órgãos controladores: vão zelar pela execução do controle motor. Estão na área do tálamo egânglios da base
Órgãos planejadores: comandam os atos complexos que foram planejados. Estão na área do córtexcerebral.Os motoneurônios α ou neurônios motores inferiores,distribuídos na medula e troncoencefálico, são estruturas muito importantes que regulam os efetuadores e avisam aos receptoresmusculares, através de sinalizações para os músculos se contraírem, relaxarem, e avisam também, se acarga está muito pesada ou não, etc.Os fusos musculares (localizados dentro das células musculares) e os órgãos tendinosos degolgi (localizados nos tendões) são receptores musculares que agem junto com os motoneurônios α.Os fusos musculares são acionados em qualquer movimentação muscular, já os órgãostendinosos de golgi são acionados quando há uma sobrecarga muito grande de forma que o músculo tenha que se esticar muito. Ambos os receptores citados participam do movimento de contração muscular. Caso um estímulo seja recebido e conduzido pela medula e tronco encefálico, porém esta ordem não volte, ou seja, o músculo não recebeu o estímulo nervoso, diz-se que ele está atrofiado. A atrofia é um dos sinais clínicos observados em doenças de neurônio motor inferior. Diferente do que ocorre com o neurônio motor superior em lesões