Resenha cartas promoção de Saúde
Na declaração de Alma-Alta diz que a promoção da saúde é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da população, que eles tem direito e dever de participar das ações, a educação, alimentação, saneamento básico, prevenção de endemias, medicamentos, etc.
CARTA DE OTTAWA
Nessa carta foi a primeira conferencia internacional de atenção a saúde, que tinhas os requisitos fundamentais para a saúde que são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, economia estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.
Falava também que as estratégias tinham que se adaptar as necessidade locais de cada cidade, região, pais, levando em conta as diferenças sociais, econômicas e culturais.
A política de promoção da saúde combina diversas abordagens complementares, que incluem legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças organizacionais. O trabalho e o lazer têm impacto muito grande a saúde por isso tinha que ser satisfatório, agradável, estimulante e com condições seguras.
As ações devem ser realizadas por intermédio de organizações educacionais, profissionais, comerciais e voluntarias, e pelo governo.
Os participantes dessa conferência comprometeram-se a: atuar no campo das políticas públicas saudáveis; agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais e de vida não-saudáveis e a má nutrição; e centrar sua atenção nos novos temas da saúde pública, tais como a poluição, o trabalho perigoso e as questões da habitação e dos assentamentos rurais; reconhecer as pessoas como o principal recurso para a saúde; apoiá-las e capacitá-las para que se mantenham saudáveis a si próprias, às suas famílias e