Promoção da Saúde
FACULDADE DE FARMÁCIA
JÉSSIKA ALVES OLIVEIRA AMPARO
PROMOÇÃO DA SAÚDE
SALVADOR / BA
2013
JÉSSIKA ALVES OLIVEIRA AMPARO
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resenha apresentada a Universidade
Federal da Bahia, como critério de avaliação da disciplina de Introdução a Saúde Coletiva, no curso de Farmácia, sob a orientação da professora Cláudia Canabrava.
SALVADOR / BA
2013
REFERÊNCIAS
MARCONDES, W.B. A convergência de referências na Promoção da Saúde. Saúde e Sociedade, 13 (1): 5-13, jan/abr 2004.
BUSS, P.M. Uma introdução ao Conceito de Promoção da Saúde. In: Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. RJ: Fiocruz, 2003.
RESUMO
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Promoção da saúde através do processo saúde-doença propõe a articulação de saberes técnicos e populares e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados para seu enfrentamento e resolução. Há tempos esse termo foi utilizado para caracterizar um nível de atenção da medicina preventiva, sendo hoje representado como um enfoque político e técnico em torno do processo saúde-doença-cuidado. A promoção da saúde está diretamente ligada a valores como a vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, como também está ligada a uma combinação de estratégias que são, as ações do Estado, da comunidade, de indivíduos, do sistema de saúde e de parcerias intersetoriais, trabalhando com a idéia de responsabilização múltipla. Este termo foi referido pela primeira vez, juntamente com a prevenção das doenças, a recuperação dos enfermos e a reabilitação quando se definiu as 4 tarefas essenciais da medicina. Quando se promove a saúde proporcionam-se condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, cultura física e formas de lazer e descanso. Quando compreendemos a saúde