resenha critica
Maria Gerlânia Vidal dos Santos
Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo “Promoção da saúde: Trajetória Histórica de suas concepções” de autoria de Ivonete T.S.Buss Heidmann, et al. O texto aborda uma revisão de literatura das cartas e declarações sobre a estratégia da promoção da saúde á partir da Carta de Ottawa, em 1986, e busca o regate histórico das suas correntes e concepções a fim de trazer subsídios para compreende- la no momento atual.
Palavras- chave: Saúde pública. Serviços de saúde. História.
Introdução
A saúde passou a ser “construída pelo cuidado de cada um consigo mesmo e com os outros, pela capacidade de tomar decisões e de ter controle sobre as circunstâncias da própria vida e pela luta para que a sociedade ofereça condições que permitam a obtenção de saúde por todos os seus membros”. Na carta de Ottawa, a educação em saúde integra parcela do entendimento de promoção á saúde, abrangendo em seu conjunto cinco estratégias: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis á saúde, reorientação dos serviços de saúde, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais.
Promoção da saúde: Trajetória histórica de suas concepções
A promoção da saúde: Trajetória de suas concepções é o tema do artigo escrito por Ivonete T.S. Buss Heidmann, et al, que utiliza como metodologia a revisão de literetura para analisar o contexto histórico que concebeu a promoção á saúde de forma mais ampla, propondo contribuir ao cotidiano dos serviços de saúde.O conceito de promoção á saúde tradicional foi definido , inicialmente, a partir do modelo de Lavell e Clark, nos meados da década de 40, na história natural da doença como um dos elementos do nível primário de atenção em medicina preventiva e desde então este conceito modificou-se nos últimos 25 anos surgindo novas correntes de promoção, sobretudo no Canadá, nos EUA e nos países da Europa