Resenha porter
Um dos alicerces para o crescimento sustentável para os países emergentes é, segundo Porter, o desenvolvimento de fundamentos básicos como educação, saúde e infraestrutura. Conceitos que os países emergentes ainda não regularam.
Quanto especificamente ao Brasil, Porter acredita que o governo atrapalha o crescimento do país em face ao trâmite burocrático criado para qualquer ação. O governo é muito burocrático e os impostos são complexos e pesados. O Brasil tem muitos recursos e gente inovadora, mas o peso do setor público atrasa o crescimento do país.
O governo conquistou estabilidade macroeconômica, mas em termos microeconômicos não avançou muita coisa. O Brasil terá de se transformar nos próximos vinte anos ou então ficará para trás. Não é um problema para os próximos dois ou três anos, mas será um problema daqui a dez ou quinze anos.
Finalizando, Porter acredita que a crise americana se arrasta desde o final da década de 90 e que será preciso uma mudança de paradigma para os países desenvolvidos se recuperarem. É preciso recuperar fundamentos básicos como infraestrutura e educação. Tudo não passa de fazer as escolhas certas.
Fonte: