Resenha Critica
Bibliografia:
MINTZBERG., H.,AHLSTRAND,B., & LAMPEL,J.(2010). Safári de Estratégia: Um roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman
PORTER, M.E. (1999). Vantagem Competitiva – Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de janeiro: Campus.
Resenha
A busca incansável pela obtenção de bons resultados, origina nas organizações, a implementação de ferramentas altamente eficazes, neste processo o pensamento estratégico como forma competitiva é peça fundamental, sobre este assunto destacam-se dois autores: Michael Porter e Henry Mintzberg, que através de seus inúmeros estudos e métodos criaram mecanismos de extrema praticidade e aplicabilidade em diferentes contextos.
A estratégia é peça fundamental para o sucesso de qualquer organização. Vale ressaltar que, para Porter, a sua forma competitiva se descreve como ações ofensivas e defensivas, no intuito de criar uma posição sustentável, atrelado a uma análise estrutural da organização, pontuando desta forma às cinco forças competitivas por ele estabelecidas como: rivalidade entre empresas do mesmo setor, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores e poder de barganha dos compradores.
Em síntese, criar algo que seja diferente da concorrência é fundamental no campo do posicionamento estratégico, haja vista o elevado grau de dificuldade em manter vantagens operacionais, onde se é caracterizado a influencia sobre a natureza e a escolha da estratégia mais adequada.
Em continuidade PORTER propõe a definição de três estratégias, para fins de alcançar desempenho acima da média, classificando-as como “genéricas”: liderança de menor custo, diferenciação e enfoque. Os dois primeiros tipos buscavam a obtenção de vantagem competitiva em um amplo limite de segmentos, já o terceiro item mantém seu foco na escolha de um ambiente competitivo de aspecto mais estreito.
Ainda segundo PORTER, a abordagem simultânea das