Resenha Pedagogia do Oprimido
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
RESENHA
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SOBRE O AUTOR
Paulo Freire foi um conceituado educador brasileiro. Conhecido por desenvolver o método de alfabetização que leva seu nome, Método Paulo Freire. Voltado a área popular, criou o MOVA - Movimento de Alfabetização, um programa público que apoia a educação, adotado por várias prefeituras. Muito inteligente e com um grande senso-crítico, foi professor e ocupou cargos governamentais. Paulo Freire foi exilado na Bolívia em época de ditadura. Trabalhou no movimento de reforma agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas, no Chile. Retornou ao Brasil após alguns anos. Criticava o sistema tradicional de educação, que na época era inflexível. Assim, elaborou novos métodos de ensino e lançou obras literárias com ricos conteúdos para a área de educação. Faleceu em 02 de maio de 1997.
OBJETIVOS DA OBRA
É destinada a atuantes na área educacional, como fonte de pesquisa universitária e consulta acadêmica. Além de promover a conscientização do tipo de educação vigente à época e a libertação com um novo método humanizador que combate a opressão e o oprimido. Também tem como objetivo relatar e descrever os métodos de ensino vigentes e sua correção.
ANÁLISE DA OBRA
O livro apresenta uma análise sobre a pedagogia tecida de uma visão do oprimido. O autor pensa a existência do oprimido e promove a busca de cada um como sujeito de sua própria história. Ressalta também a luta pela libertação do homem, um ser inconcluso. Criticando o modelo de educação produzida nas escolas com o conformismo, inflexibilidade e antidialógica, traz a questão contraditória do opressor X oprimido, dotado de conceitos humanizadores que unem a ação e a reflexão, trazendo a desintoxicação da opressão. O método Paulo Freire de alfabetização