é isso aí
Discentes: Daniel Lopes Pereira Igor Araújo de Souza
Data: 13/04/12
Disciplina: Administração
Curso: Engenharia de Produção Primeiro semestre, primeira turma 2012.
Professor: Sérgio Pucci
Questionário:
1. Pensando no conceito de empresa, antes da fusão, quais eram os objetivos organizacionais das duas empresas? Justifique.
Os objetivos organizacionais das duas empresas, estava voltado apenas para o desenvolvimento privado de cada uma. Foi só após a compra do ABN Amro Real pelo Santander que os Presidentes do Itaú e Unibanco “abriram os olhos” e então começaram a discutir a possibilidade de fusão delas, para se tornarem grande o suficiente para conseguir não só estar num alto patamar nacional, mas sim num patamar mundial.
2. Quais as habilidades técnicas do administrador foram utilizadas durante o processo de fusão. Justifique.
Uma das habilidades técnicas do administrador mais clara nesta fusão foi a percepção do mercado de maneira ampla, analítica e detalhada para a elaboração de um plano organizacional. Se tratando de um negócio bilhonário envolvendo empresas de grande porte e importância no mercado financeiro, cada passo deve ser dado visando o futuro e os resultados a serem atingidos pela organização, levando a zero a possibilidade de erros. Uma vez que a estratégia foi criada, o administrador usa sua maior especialidade, administrar, habilidade esta que faz o controle e checa se a operação esta de acordo com o pré-estabelecido, na fusão Itaú-Unibanco foi necessário manter esta postura administradora para o controle e desdobramento por no mínimo 45 meses.
3. Quais foram as estratégias de negociação utilizadas para concluir a fusão e no longo prazo, qual a estratégia por trás dessa fusão? Justifique.
As estratégicas de fusão foram ambiciosas, se tornar o maior banco privado do Brasil ultrapassando o Banco do Brasil e o Bradesco e fazer frente a fusão Real