Resenha Os Dez Mandamentos Da Observa O Parti
INTITUTOS DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E MÍDIA
PROFESSOR: CAIO DIAS
POR: CAROLINA SPORK
2011
RESUMO
Resenha sobre “Os dez mandamentos da observação participante”, que Licia Valladares, resenha sobre o livro “Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada”, de William Foote Whyte, pesquisador dos estudos urbanos e sociais. O livro “Sociedade de esquina”, originalmente publicado em 1943 retrata principalmente um trabalho de campo, que aborda juventude, organização social das gangs e bairros pobres, da política local e territorialização da pobreza, realizado em uma área pobre e degradada da cidade em que morava, Boston, nos anos de 1930.
Assim, ao mesmo tempo em que Whyte se insere na localidade e vai redefinindo os objetivos de sua pesquisa, tropeça no convívio com moradores, aprendendo a pensar e refletir sobre a natureza de suas relações. Aos poucos vai sendo aceito e mudase inclusive para Corneville.
Durante suas observações se dá conta que é fundamental contar com um intermediário, que possa garantir o bom acesso à localidade e/ou ao grupo social em estudo, desempenhando também um papel de conselheiros e “protetor”, a este é chamado de
“DOC”, nome dado simbolizando este mediador.
O subtítulo a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada – destaca a atenção do autor para os temas de estrutura e mobilidade social.
O autor expõe a importância da sociabilidade que ocorre no espaço público do mundo popular, na “sociedade da esquina” para usar sua própria expressão. Pois é na esquina, no espaço informal, que as decisões são tomadas, que os grupos se estruturam e as relações sociais de constroem e destroem.
Com 3 anos de convívio e familiaridade na área e com diferente grupos informais e instituições, como clubes sociais, centro comunitário, organizações