Resenha onibus 174
DIREITO
BRUNA MICHELE DE LIMA
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO DO ÔNIBUS 174
NOVA VENECIA
2011
BRUNA MICHELE DE LIMA
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO DO ÔNIBUS 174
Trabalho apresentado à disciplina língua Portuguesa I do Curso de Direito da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professora: Suellen Miotto
NOVA VENECIA
2011
Ônibus 174
Episódio que se aconteceu em 12 de junho de 2000, no bairro Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, que mostra uma tragédia transmitida ao vivo para todo o Brasil, com trágicas repercussões para a sociedade. Esse Incidente é um seqüestro, que mostrou ao país, parte da realidade problemática social brasileira em que estamos acostumados a ver, ou fingir que não vemos acontecer. Que teve como desfecho, a morte da refém Geisa Firmino Gonçalves e Sandro do Nascimento qual era “Sérgio” o personagem, nome dado pelo então capitão Batista, já que ninguém sabia o nome do seqüestrador, e para ajudar na comunicação entre ambos. A partir daquele momento, Sandro tinha então a tão esperada visibilidade que esperou durante toda a vida.
O Documentário do Ônibus 174, lançado em outubro de 2002, com diversos depoimentos e relatos de pessoas em comum, que participaram e não participaram efetivamente do seqüestro, pessoas que conheciam o “Sandro”, como amigos, parentes, psicólogos e outros. E tem como objetivo nos mostrar, a real história do fato, já que antes, acreditávamos somente naquilo que a televisão, os jornais, os telejornais, tinham implantando em nossas mentes. Confesso que o “Sandro”, antes era um invisível, um homem que teve o fim que procurou. Mas, após ver o documentário, o “Sandro” foi mais um em nossa sociedade, que não teve oportunidade, que foi excluído por nós mesmos, banido. O Documentário ainda mostrar a realidade de nossas cidades, a violência urbana, tanto por marginais, como por policiais no caso da candelária. O caos social, que