Gestor hospitalar
Atividades da Farmácia Hospitalar * Atividades de gestão * Logísticas de estoques: seleção, aquisição, armazenamento * Acompanhamento do uso de medicamentos * Orientação à equipe de saúde e paciente. * Unidade de negócios: dados os seus relacionamentos comerciais com fabricantes de diversos produtos para a saúde.
Sete habilidades do profissional farmacêutico 1. Ser prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde; 2. capacidade de tomar decisão; 3. Capacidade de comunicação; 4. Ser líder; 5. Ser gerente; 6. Ser/estar atualizado; 7. Ser educador.
Desenvolvimento escalonado da Farmácia Hospitalar
Aperfeiçoamento Gestão de estoques
Logística e gestão de estoque
Objetivo dos gestores de saúde * Alcançar a eficiência, efetividade e sustentabilidade dos serviços de saúde com qualidade aceitável * A administração de materiais: ponto crítico, na gestão das unidades de saúde
O objetivo básico da administração de materiais * Planejar e controlar custos: mecanismos que podem garantir a sobrevivência das instituições hospitalares. * Importância do gerenciamento dos estoques de medicamento.
Gerenciamento de materiais e medicamentos * Grande variedade de produtos. * Se não há uma seleção, não há como determinar o que deve ser programado e comprado. * A redução do custo dos estoques da farmácia hospitalar pode ser obtida através do adequado abastecimento em produtos e serviços.
Despesas
* Medicamentos: 5% e 20% * Mat/Med: 75% * Do que se consome em um hospital geral.
Gerenciamento de materiais e medicamentos * Prover melhor nível de rentabilidade e garantir a sobrevivência da empresa -> competitividade * Receita relacionada a materiais e medicamentos representa 40,3% da receita bruta (ANAHP 2005)
Gestão da Qualidade
Seleção de medicamentos
CFT
Requisitos Indispensável * Apoio político da direção e