O gestor hospitalar
SUAS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
Os hospitais no Brasil eram administrados por médicos, enfermeiros entre outros profissionais, isto porque, não eram vistos como empresas, mas sim como instituições de caridade, por esta razão a presença de um gestor nos ambientes hospitalares demorou em estabelecerem-se como necessidade básica para o gerenciamento na área as saúde.
Atualmente o hospital é visto como uma empresa e conta com administradores que em sua maioria e possuem formação por meio de cursos especializados em administração hospitalar criados com o intuito de preparar esses profissionais para atuar nos serviços de saúde.
Segundo Teles Malik (2001 apud Seixas; Melo, 2004), no Brasil, a maioria dos dirigentes nos hospitais são médicos e enfermeiros que aprenderam a coordenar os hospitais no dia a dia.
Segundo Barquin C. (2001 apud Seixas; Melo, 2004), os médicos e as enfermeiras são preparados para a realização de tarefas técnicas, prestando serviço direto ao paciente. Comenta que a maioria dos hospitais são dirigidos por médicos que freqüentaram cursos de especialização para obtenção dos conhecimentos da técnica da administração e organização de empresa, e que para essa direção é requerido um profissional com conhecimento em administração hospitalar e habilidade para acompanhar o avanço da ciência medica e a conexão com outras profissões
Segundo Seixas e Melo (2004, p.18),
Maria Auxiliadora Souza Seixas e Hermes Teixeira de Melo (2004, p. 18),
Na organização hospitalar existe uma constante renovação na área técnica/médica. Porém, na área administrativa, o mesmo não ocorre com tanta freqüência, o que provoca uma acomodação do administrador em busca de mudanças das rotinas de trabalho. Para se exercer a função de gestor hospitalar, é necessário: saber coordenar as atividades para se atingir os objetivos; promover programas de capacitação dos profissionais para acompanhar as inovações,