Resenha nietzche
O documentário Humano, Demasiado Humano: Um Livro Para Espíritos Livres foi produzido pela emissora de televisão britânica BBC em 1999. O documentário é formado pela mistura de trechos lidos dos pensamentos de Friedrich Nietzshe, o escritor a qual o vídeo é inspirado, e de entrevistas de grandes estudiosos do pensamento nietzschiano.
RESUMO
No início do documentário, já nos deparamos com os dizeres de Friedrich Nietzsche prevendo uma crise que, segundo ele, jamais havia existido antes. Entende-se que a crise a qual ele se referia era a crise da fé religiosa que mais tarde passou pela Europa no final do século XIX. Nietzshe foi um dos pensadores pioneiros que acreditou que a morte de Deus traria a liberdade do homem e então colocaria este como medida de todas as coisas.
VIDA DO AUTOR
Friedrich Nietzche nasceu em Rocken, Alemanha em 15 de Outubro de 1844. Seu pai era um exemplar Pastor Cristão. Além dele havia uma irmã e um irmão. Aos quatro anos seu Pai adoeceu e mais tarde morreu, seguindo depois também seu irmão. Esses acontecimentos levaram Nietzsche a começar a duvidar e questionar o cristianismo. Ele mudou mais sua família para Naumburg e foi então mandado à um internato de educação religiosa.
Durante sua infância foi discriminado pelos seus colegas pela seriedade consequente de tanto sofrimento em tão pouca idade. Tudo contribuiu para um caminho de solidão que diferente de outros, o agradava. Mostrava grande interesse no estudo do Cristianismo em sua escola, que o levou então a estudar Teologia na Universidade de Born com a ideia de ser Pastor como seu Pai. Em 1865, desistiu de sua vocação religiosa para estudar línguas como filólogo e em 1869, foi nomeado professor de filologia clássica.
O vazio deixado pelo Cristianismo foi substituído por Nietzsche pela filosofia, principalmente pelos pensamentos do filósofo Artur Schopenhauer. Esse filósofo pregava uma filosofia pessimista de que a vida humana era desagradável mas que através da arte e