Hebreus - resumo
OS HEBREUS
Os hebreus se constituem em ponte entre as civilizações do oriente próximo e a civilização ocidental. Por meio deles conhecemos mitos e ciências, práticas sociais e valores de povos de toda a região. Estudos que utilizam a bíblia como fonte de informações históricas, obtiveram referências que descobertas arqueológicas confirmaram.
Segundo a história de Abraão e Sara contada na bíblia sobre os nascimentos de Ismael e Isaac, o primeiro originando o povo árabe e o segundo originando os hebreus, os estudiosos perceberam que: 1) o homem tinha uma esposa principal e podia dispor de concubinas; 2) a mulher principal tinha direitos que a outra não tinha e uma certa força junto ao marido; 3) a herança não s transmitia de forma idêntica para filhos de esposa legitima e concubina. Não por acaso, esses três princípios do direito de família faziam parte do Código de Hamurábi, o que reitera a origem mesopotâmica dos hebreus e legitima a interpretação bíblica dos especialistas.
Os hebreus criaram uma grande civilização quase sem Estado, diferente do Egito que se constituiu numa grande civilização plantada num grande Estado e a Mesopotâmia que se constituiu em vários estados.
As origens dos hebreus localizam-se na Mesopotâmia. Isso é contado na bíblia e comprovado por diversas evidencias: dentre elas os fatos de o hebraico ser uma língua semita pertencente ao mesmo grupo do aramaico e de outras línguas faladas na Mesopotâmia, a semelhanças das histórias bíblicas com os mitos mesopotâmicos.
É preciso ter presente que a bíblia tem um compromisso básico com a unidade do povo hebreu e não com a narrativa fiel de acontecimentos.
A bíblia fala de José, filho de Jacó, indo para o Egito, aprisionado e depois funcionando como ponta-de-lança para a vinda de toda a família. Isso bateria bem com a presença de clãs semíticos durante um certo tempo no delta do Nilo, documentada em material egípcio.
Também é interessante a transição da tribo para a