Resumo Hebreus
Os Hebreus viviam do pastoreio e da agricultura, e compartilhavam um diferencial único na antiguidade, eles eram Monoteístas, ou seja, acreditavam em um só Deus. Tal característica marcou toda a história desta civilização.
A história deste povo pode ser acompanhada pelo Antigo Testamento, que reúne a Torá (Lei), os Escritos e os Profetas. Inclui os ensinamentos e a história dos Hebreus que acreditavam que Jesus era o Messias, o que previa o Antigo Testamento.
Não é possível a compreensão deste povo sem perceber a interferência de Deus em suas vidas, pois acreditava-se que tudo que acontecia era uma escolha de Deus para a sociedade, o lugar que habitavam, a fartura, a escolha de líderes, a vitória ou derrota na guerra.
Ir contra as leis, seria como ir contra Deus, pecado e crime se confundiam, o direito era imutável, e apenas os líderes religiosos podiam interpreta-las e adapta-lás à evolução social,e nunca modifica-lás.
Os Hebreus se diviam em tribos,toda a organização politica e social girava em torno da organização de famílias, onde algumas tribos cuidavam da agricultura, e outra cuidavam da organização sacerdotal.
Os escravos e os estrangeiros formavam duas classes sociais, ambas as classes possuiam seus direitos. No caso dos escravos, em determinadas situações recebiam a liberdade. E no caso dos estrangeiros,os que tinham ligação com tribos Insraelenses.
A cerne da econômia Hebraica foram os pastoris, a indústria que utilizava o cobre como matéria prima se desenvolveu rapidamente, e o comércio atingiu o auge no período de Davi, e Salomão.
Fortes secas obrigaram os Hebreus a se deslocarem em direção ao Egito,porém antes de chegar a Palestina os Hebreus teriam passado quarenta anos no deserto, com a liderança de Moisés onde forjaram toda a base de sua civilização e leis.