Resenha método de Gestalt
Data: 21/04/2015
Resumo da teoria de Gestalt
A teoria de Gestalt, originada na alemão por volta dos anos (1910- 1912), os três pesquisadores que mais marcaram essa teoria, foi seu fundador Marx Wertheimer- e os outros dois pesquisadores - Kurt Koffka e Wolfgang Köhler.
Antagônica a sua antecessora, behaviorista, que pregava o estudo da psique humana através do estimulo e reação afirmando que através de atos isolados era capaz de analisar a psique do indivíduo como um todo. Para Gestalt havia um todo que seria muito maior que partes, em outras palavras, partes juntas quando analisadas como um todo, poderiam gerar uma imagem diferente do mesmo todo analisado por partes.
A teoria Gestalt é apresentada primeiramente por Wertheimer em seu experimento com o intuito de compreender o movimento aparente. Neste experimente Wertheimer colocou duas lâmpadas emparedadas, ligando e desligando sequencialmente com diferentes velocidades. O resultado foi a sensação de movimento dado da luz de uma para com a outra criando o movimento aparente e demonstrando que a imagem vista não era a real, mas sim uma ilusão de ótica.
Em resumo, a teoria Gestalt, tem como método a analise na percepção holística do indivíduo analisado, método desenvolvido e aprimorado nos estudos de Koffka e nos experimentos com macacos de Köhler gerando dessa forma princípios.
1. Princípio da proximidade: Objetos próximos tendem a se unir como um grupo ou unidade formando uma imagem distinta.
2. Princípio da semelhança: objetos similares são reunidos em grupos
3. Princípio do fechamento: A mente busca uma forma já conhecida para tentar entender uma nova
4. Princípio da segregação: Uma parte se sobressai sobre o resto, fazendo com que o indivíduo ignore o resto presente sendo assim somente uma imagem percebida.