Resenha monge e executivo
Resenha
Este livro prende a atenções dos leitores fazendo com que eles reflitam sobre suas ações na vida pessoal e profissional, entendendo melhor a vida.
Conta uma história de um executivo de uma empresa Jonh que, no limite do stress, devido a uma crise emocional e no trabalho , é inscrito pela mulher e se vê em um programa para reflexão em um monastério.
John e outros cinco integrantes do retiro fazem palestras com Simeão que é um ex-executivo de umas das maiores empresas dos Estados Unidos que largou tudo para mudar de vida, esse fato é o que leva John a ter maior interesse no curso, só se espanta ao saber que Len recebeu o nome de Simeão no mosteiro, mas o mesmo se mostra uma pessoa boa, atenciosa e pronta para ouvir, e a ensinar a partir do diálogo e experiência sobre como ser um líder.
Mostra também a diferença entre ser um líder e um gerente: um líder trabalha com pessoas, já o gerente trabalha com coisas, planilhas.
A liderança trabalha influenciando as pessoas para fazer o melhor, os colaboradores tenham respeito, confiança. É importante que você trate os seres humanos como gostaria de ser tratada, essa é mensagem que o autor quer apresentar neste trecho do livro.
É apresentada também a importância de sermos bons ouvintes e de tentar entender o outro, sobre o novo e o velho paradigma, de que o cliente não é seu inimigo e sim seu aliado. O autor chama a atenção que, quem não se ouve realmente, não valoriza a opinião alheia. Um líder deve exercer influência sobre seus colaboradores e assim a autoridade ocorre de forma natural se o líder servir aos outros e doar por completo, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
Explica que na liderança não se faz o que gosta e que seus sentimentos não podem atrapalhar na sua vida profissional, que mesmo se você odiar uma