resenha meu guri
O início da música mostra a realidade em que vive esta mãe, solteira, pobre, sem condições financeiras e psicológicas pra gerar e criar um filho, mas que em momento algum, rejeita seu filho ou o abandona.
No decorrer da primeira estrofe, o menino vai crescendo, e pelo que se percebemos , sendo muito amado por sua mãe. Sua vida não é uma das melhores mas não lhe falta amor e carinho por parte de sua querida mae que ha tanto o ama.
A promessa de “chegar lá”, ou seja, dar uma vida mais digna a mulher que lhe deu a vida, neste momento ainda não está associado ao crime, e nos seus sonhos de criança, sem defeitos , creio que ele realmente acredite que possa “ser alguém”.
Mas, aqui entra a crítica existente nesta música, a falta de oportunidades, de estudo, o preconceito pela sua classe social e pelo lugar onde ele vive e sua raça e cor , faz com que, agora sim, ele seja rejeitado. A partir dessa realidade, ele busca outras maneiras de cumprir a promessa feita à mãe, e assim, parte para uma vida de crimes que leva à sua morte.
Não acredito na total ingenuidade desta mãe no fundo ela sabia do destino de seu filho, mas como mae ela sempre terá a imagem de seu filho e descencia de uma pessoa com valor e carater, acho que neste ponto é o amor maternal, incondicional, falando mais alto. Mesmo sendo bandido ele é seu filho, e o amor de mãe não se extingue pelas ações do seu filho mesmo ele vivendo no mundo de crimes.a miséria que existe em nosso pais e muitos outros paises, fazem com que haja até essa ingenuidade materna de achar que o filho vai chegar num lugar que seja da igualdade de condições sociais.Ocorre que nos prendemos às cores de pele e deixamos o mais cruel de lado...a existência de uma vida abaixo da linha da miséria, que leva centenas de crianças ao crime desde cedo.