ATPS margareth
Professora:Margarete A Ligeiro
Alunas Simone C A Roque
RA: 6818443377
Marcilene M A Oliveira
RA6662430391
Osneide C Ribeiro
RA6931429979
Campinas
2015
Introdução
A execução desta Atividade Prática Supervisionada, é uma etapa importante para nossa formação dentro do curso da pedagogia, pois por meio dela é possível descobrir como funciona o desenvolvimento da língua, linguagem verbal e escrita. Tornado possível identificar e compreender as variações linguísticas. Dessa forma, este trabalho vem agregar valores e conhecimentos a cerca das formas verbais e escritas do nosso país, possibilitando a identificação das variações linguísticas culturais, regionais, dentre outras.
ATPS: Etapa 1
Palavras cuja fonética é alterada na fala; Forma escrita Forma falada
Queijo Quejo Alface Alfassi
Pulseira Pulsera
Ouro Oro
Churrasco Churrascu
Leite leiti
Carro Carru
Brócolis Bróculis
Arroz arrois
Resenha
Capítulo 2
Nesta resenha abordaresmo o tema preconceito linguístico,que vem acompanhado de muita discriminação .
A língua falada se difere muitas vezes da escrita ,sofrendo influencia do sociolinguístico,de contexto ou geográfico.A língua é ,acima de tudo ,um fenômeno oral ,aprendido pelo contato humano ,inicialmente familiar,sendo um instrumento básico de sobrevivência que difere o homem dos animais.
O preconceito linguístico é fruto de uma historia de prescrição da Gramática normativa,pois só é valorizada a forma padrão da fala,aquele que não a segue rigidamente pode se torna vitima de sua própria língua materna.
A escola tem o papel de auxiliar a combater o preconceito linguístico,ela ensina a língua padrão porem não descrirnina os que não tiveram oportunidade de conhece la,pois um aluno quando sofre esse preconceito por falar errado terá seu aprendizado comprometido ,o professor deve segundo os PCNs auxilia ló a aprender a língua