Estilos Psicológicos
No mundo dos negócios tornou-se comum busca de técnicas pra o desenvolver e transformar o profissional em um especialista capaz de identificar a melhor maneira de lidar com cada tipo de negociador. Com base nessa linha de raciocínio torna-se mais fácil a solução de conflitos em uma negociação. Nesse seminário aprendemos como se chegou a essa definição e também que tipos de estilos foram encontrados.
O psicólogo Carl Jung, um dos maiores estudiosos do comportamento humano, desenvolveu o modelo de teorias sobre as diferenças de personalidades dizendo que atitudes comportamentais se dividem em dois grupos, extrovertidos e introvertidos de acordo com o ambiente que ele esteja. Com esse grupo de destacam também dentro dele as funções psíquicas de cada indivíduo que são as sensações, pensamentos, sentimentos e intuição com essas quatro combinações resultam-se um equilíbrio que é fundamental para cada pessoa.
Esse tipo de personalidades do Carl Jung se originou em Tipologia Psicológica nas organizações, essa tipologia foi usada como base pra diversos autores elaborem os diferentes estilos de negociadores, esses estilos são o RESTRITIVO E ARDILOSO esses estilos tem a probabilidade se ser impulsivo pra a desconsideração e CONFRONTADOR E AMIGAVÉL que tema a probabilidade de impulso para a confiança, abaixo segue a definição de cada um e como lidar com eles.
OS ESTILOS PSICOLÓGICOS DO OPONENTE E COMO LIDAR COM ESSES ESTILOS.
ESTILO RESTRITIVO: É um estilo não coorporativo, trata-se de um estilo não empático, egoísta, tornando mais difícil a negociação, pois esse tipo de negociador não traz solução pra as ambas as partes e sim faz de tudo pra convencer que a sua proposta é melhor solução em questão, trazendo benéfico apenas pra si.
COMO LIDAR: Para lidar com esse tipo de negociador é preciso não se deixar levar com o poder de convencimento que ele tem. Por ser altamente dominador tenta não dar espaço para o outro oponente