Resenha matemática
Sabe-se que o nascimento da matemática teve como alicerce as necessidades que a vida cotidiana apresentava aos indivíduos na antiguidade. E ao decorre dos séculos ela foi convertendo-se em um grande sistema ate chegar à matemática que se conhece no mundo contemporâneo.
1.1 – As Inteligências Múltiplas de Gardner e o Ensino da Matemática
Segundo Gardner o cérebro humano abriga oito inteligências ou capacidades, que são elas: Linguística ou verbal, logico-matemática, espacial, sonora ou musical, cenestésico-corporal, naturalista, biológica ou ecológica, intrapessoal e interpessoal.
Vale ressaltar, que é dever das instituições educacionais estimular estas tais inteligências supracitadas, por meio de dinâmicas pedagógicas através de jogos, brincadeiras, brinquedos educativos ou outro método que o educador desenvolva, para despertar as habilidades e interesse de cada aluno. Sendo que, o professor sempre deve contextualizar e considerar o aprendizado já adquirido pelo aluno.
1.2 – A Avaliação da Aprendizagem Matemática
As escolas da contemporaneidade em sua grande maioria nos propõe um mesmo método, o de aprovação e reprovação, os futuros educadores de matemática precisam pensar em uma avaliação centrada na aprendizagem de seus educandos não somente em repassar conteúdos sem se preocupar com o desenvolvimento cognitivo dos mesmos.
O professor que trabalha na educação básica, lecionando a disciplina matemática tem que agir como facilitador, ou mesmo como mediador do processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o educando supere seus próprios limites e incentivando o conhecimento que adquiriu na escola e utiliza-lo no meio social onde