Resenha de modelagem matemática
Modelagem Matemática, Ensino Aprendizagem, Desenvolvimento social.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n.
15, p. 5-23, 2001. Postado na Plataforma da IFPA.
JOSÉ RIBAMAR OLIVEIRA DE ALMEIDA, Licenciado em Pedagogia pela UNAMA, Acadêmico do 6º semestre do curso de Matemática da EAD, IFPA.
O movimento de Modelagem Matemática no cenário acadêmico é descrito, basicamente, em duas correntes: uma voltada para o ensino e outra para a Matemática Aplicada. Em ambas, compreendemos que são utilizadas como estratégia de ensino-aprendizagem, enfatizando as aplicações matemáticas, de modo a desenvolver no educando, capacidades e atitudes criativas na resolução de problemas e prepara para trabalhar com a matemática em vários contextos. Os textos lidos da plataforma da IFPA apontam a Educação Matemática como uma possibilidade de contribuir para a formação de um novo cidadão, uma vez que ela favorece ao desenvolvimento da competência crítica, que são as competências e capacidades de abordar a vida cotidiana de forma significativa, promovendo assim, uma Matemática mais relevante. Também apresenta alguns dos movimentos que configuram a trajetória histórica da Modelagem em nível nacional e internacional assim como trabalhos científicos pertinentes ao assunto desenvolvidos recentemente.
Ao adentrar na discussão acerca da prática da Modelagem propriamente dita, o autor caracteriza o ambiente favorável à mesma e discute a relevância deste para o desenvolvimento de atividades que impliquem em Modelagem Matemática. Da mesma forma, discute aspectos referentes ao papel investigativo assumido pelo professor neste processo. E os alunos sentem mais estimulados ao estudo da matemática; Facilitação da aprendizagem, já que é possível conectar as idéias matemáticas a outros assuntos; Preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas; Desenvolvimento de habilidades gerais de exploração;