Conflitos
O fato de que os relacionamentos humanos passam, vez por outra, por turbulências é um dos maiores problemas enfrentados por muitos administradores. Nas equipes de trabalho nas empresas isso é uma ocorrência comum e que causa muito desgaste aos líderes.
Com o intuito de melhor administrar esses conflitos, muitas empresas estão investindo nos treinamentos de relacionamentos interpessoais, no entanto não é uma tarefa fácil, visto que o ser humano é considerado um ser complexo. Nessas horas, a habilidade do líder de equipe em lidar com as desavenças é fundamental para que elas sejam resolvidas o mais rápido possível.
Administrar conflitos é mais do que uma competência exigida pelo mercado atual, é uma arte. Arte que se adquire e se aprende ao longo do tempo, através de muitos exercícios de paciência e controle, tanto que essas habilidades necessárias são adquiridas errando e acertando. A medida que praticamos essa arte de comunicar, estamos nos aperfeiçoamos.
Uma definição simples de negociação de acordo com muitos teóricos diz que é uma comunicação que ocorre entre duas ou mais pessoas sempre que um dos lados quer alguma coisa, mas não podemos deixar de lembrar que é o poder que uma parte exerce sobre a outra. Assim, a persuasão é uma ferramenta importante para o negociador, desde que ele saiba usá-la. Muitos costumam "empurrar" suas convicções às pessoas com quem negociam.
No entanto, o cuidado que deve ser tomado pelos líderes é a maneira como negociação acontece, porque muitos se utilizam de seu poder de chefia para conseguir coagir seus subordinados na ilusão de que estão conseguindo negociar, tal como acontece diariamente nas