Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional (PO) é uma área da Administração da Produção que proporciona aos profissionais, que têm acesso ao seu escopo, um procedimento organizado e consistente que o auxiliará na difícil tarefa de gestão de recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. De fato, a Pesquisa Operacional oferece um elenco interessante de áreas, modelos e algoritmos que permitem ao gestor tomar decisão em problemas complexos, onde deve ser aplicada a ótica científica.
1. INTRODUÇÃO E HISTÓRICO
Durante a I Guerra Mundial, líderes militares da Inglaterra e dos Estados Unidos requisitaram um grupo de cientistas de diversas áreas de conhecimento para analisarem alguns problemas militares. Entre esses problemas citam-se: desenvolvimento, operação e localização de radares, gerenciamento e controle de navios de apoio, planejamento de ataques aéreos, lançamento de bombas contra submarinos, defesa das comunidades européias contra ataques aéreos inimigos, abastecimento de tropas com munições e alimentos, operações de mineração, etc. A aplicação de métodos matemáticos e científicos para ajudar as operações militares foi chamada “Operational Research” ou “Operations Research”.
2. O QUE É A PESQUISA OPERACIONAL?
Pode-se considerar que o nome Pesquisa Operacional (PO) é de origem militar, tendo sido usado pela primeira vez na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Em termos científicos, a PO é caracterizada por um campo de aplicações bastante amplo o que justifica a existência de várias definições, algumas tão gerais que podem se aplicar a qualquer ciência, e outras tão particulares que só são válidas em determinadas áreas de aplicação:
“É o uso do método científico com o objetivo de prover departamentos executivos de elementos quantitativos para a tomada de decisões com relação a operações sob seu controle”;
“Propõe uma abordagem científica na solução de