Resenha Matemática
Resenha
A linguagem é a base do pensamento e um meio de regular o comportamento humano. A transmissão e a produção da experiência sócio-histórica acontecem através da aquisição da linguagem quando o ser falante se apropria de um complexo de códigos. Desta premissa aparece a ideia de que ler é um processo de atribuição de sentidos e significados às palavras. O sentido é dinâmico, fluído, se produz na dinâmica das práticas sociais. O significado por sua vez é uma das possibilidades do sentido, sendo mais preciso e possuindo um caráter mais estável no processo de transformações do sentido.
O que está descrito acima são os conceitos básicos apresentados no texto que recebe o título acima. Trata-se de um artigo de oito páginas, de autoria de três alunos da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Apresenta oito citações diretas de vários autores que confirmam a ideia de que a leitura favorece a aquisição dos conteúdos escolares da Matemática. Algumas citações indiretas trazem como síntese a leitura como uma atividade intelectual que permite a síntese, a análise de conteúdos dos problemas, a busca de conexões entre as soluções, os contextos e os conceitos envolvidos.
Divide-se em dois pontos centrais. No primeiro aponta as concepções de professores sobre a relação entre leitura e matemática, destacando que o conceito predominante é de que a propriedade da leitura seja específica para as aulas de língua portuguesa. Muito embora se afirme que o processo de apropriação dos conhecimentos matemáticos seja responsável pelo aumento do vocabulário, pois a leitura exige que o sujeito identifique informações que lhe auxiliem a solucionar os problemas propostos.
No ponto dois o texto mostra a importância do desenvolvimento da base analítica sintética no processo de apropriação dos conhecimentos matemáticos. Cita Vygotsky que distinguiu formas qualitativamente diferentes de