Resenha: Marketing e divulgação da pequena empresa
Atualmente no Brasil, o número de pequenos e micro empresários vem aumentando gradativamente, todos em busca da auto-suficiência e da auto realização de seu negócio. O que falta para estes empresários é a falta de recursos financeiros para atingir seu publico, ou seja, eles não dispõem de dinheiro suficiente para contratar agências de publicidade para anunciá-los em televisões, rádios ou revistas, mas em contrapartida se eles souberem se comunicarem, de forma criativa e clara com mídias como mala-direta, telemarketing, internet e outras mídias mais baratas, eles terão um retorno considerável podendo então investir no seu negócio.
Investimento é o ponto chave para que a pequena e micro empresa cresça, mas o empresário deve ter em mente que ele está no começo, e saber que será um investimento a longo prazo, pois nada se consegue de imediato. Saber investir é fundamental, requer um planejamento tático, ou seja, analisar como anunciar, onde anunciar, e o porquê deste anúncio. Devem-se traçar objetivos, não simplesmente despejar informações em qualquer canto e esperar que dê certo.
Se preocupar com a imagem da empresa é fundamental não somente no início do negócio, mas também durante todo o seu crescimento, uma boa imagem resulta em boas associações, vendas continuas e consequentemente um nível de satisfação elevado. Para que a imagem seja preservada e para que a credibilidade da empresa seja sempre fortificada o empresário deve tomar cuidados básicos como, manter sempre a qualidade dos produtos, a eficácia de seus funcionários, e tomar cuidado ao anunciar. Usar certas expressões ou mesmo uma vírgula em lugar errado pode alterar completamente o real objetivo da frase.
A renovação é sempre bem vinda, manter sempre a mesma aparência, o mesmo estilo, os mesmos ambientes, acaba deixando a empresa parada no tempo, e ninguém quer parar no tempo, as pessoas não querem estagnar, querem vivenciar sempre coisas novas,