Resenha Manufacturing News
Estudos de Mídia
Introdução à Comunicação Política
Texto: Manufacturing News
O texto de Fishman basicamente trata-se de sua pesquisa de campo sobre como os noticiários são feitos; não seus critérios sociais de objetividade ou sua metodologia, mas como aquilo que lemos nos jornais de hoje é construído e como atribuímos a eles noção de verdade. Assim, começa analisando como é feita a edição de um jornal de New York sobre uma suposta onda de crimes contra idosos por adolescentes hispânicos e afrodescendentes com ficha criminal antecedente.
Um dos artifícios que observa no local é a temática dos assuntos, sempre em ordem para melhor compreensão do público. Se a primeira noticia é sobre um casal de idosos atacados, a segunda é a reunião de idosos numa delegacia para ser discutida a questão da segurança, e logo em seguida, como o departamento de crime contra idosos (SCRU) está abandonado e precisando de maior efetivo de policiais. Logo, se cria um dia de matérias com um assunto randômico que o editor teve a sensibilidade de detectar como uma boa opção de matéria. E um fato que o autor aborda que torna tudo mais interessante de analise é que “todos os jornalistas dependem de outros órgãos noticiosos para perceber o ‘que é notícia, hoje’ ”. Dessa maneira, instaurada a temática padrão de vários órgão noticiosos, um matéria inocente pode virar uma grande onda de crimes.
Devemos entender aqui que o que a mídia nos evidencia sempre se torna mais centralizado na nossa percepção de atualidade de eventos que devem ser debatidos e problematizados. Por exemplo, as atuais manifestações brasileiras, que tomou gigante proporção na medida em que as mídias passaram a evidencia-la. Porém, ao passar de duas semanas do encerramento do tema pelas mídias tradicionais, a maioria da população se esqueceu das manifestações e se quer possui noção que elas ainda ocorrem, mesmo que em menor quantidade. A internet continua a mostra-las, mas o conteúdo