Nematóides Fitoparasitas
Águas de irrigação
Ventos fortes
Mudas produzidas em substratos ou solos contaminados
Máquinas e implementos agrícolas
Movimentos de animais e pessoas na área
A distribuição geográfica é ampla, tendo sido encontrados na Europa, África, Ásia, Ámerica do Sul e do Norte.
Os principais gêneros de nematóides são:
Nematóides-das-galhas (endoparasitas)
Sintomatologia - Visualmente pode ser observada a presença de engrossamento (galhas) nas raízes da planta atacada. As plantas afetadas apresentam sinais de enfraquecimento, baixa produção, desfolhamento precoce e declínio prematuro, podendo ocorrer, ocasionalmente, a morte da planta, sendo os sintomas potencializados sob condições de seca.
Ciclo de vida – Penetram inicialmente na raiz, na fase infectiva - juvenil de segundo estágio. Posteriormente, os machos adultos abandonam o sistema radicular, e, as fêmeas, permanecem no interior das raízes, como endoparasitas sedentárias, até o final do seu ciclo de vida, induzindo a formação de galhas. O ciclo de vida do nematóide das galhas é de aproximadamente quatro semanas, podendo prolongar-se sob condições de temperatura mais favoráveis.
Controle – Em viveiros, é importante se certificar de que o local é isento de nematoides, uma vez que plantas contaminadas são importantes agentes de disseminação desse patógeno e de outras doenças. Esse problema é resolvido através do envio de uma amostra de raízes e de solo do local para um laboratório especializado, visando à determinação da presença e identificação de possíveis nematóides fitoparasitas.
A utilização da rotação de culturas, além de melhorar a estrutura do solo, é uma boa opção para áreas altamente infestadas com nematóides, seja para instalação de viveiros e novos pomares
O controle químico de nematóides através do uso de nematicidas é antieconômico e pouco eficiente, podendo causar, também, sérios