Plano de aula 4º ano - ciências
Tema: Ciências – Estados físicos da água.
Tempo previsto – 2h
a) Intenção – Aula de ciências. Introduzir o tema estados físicos da água para que os alunos compreendam as diferenças entre eles.
b) Ordenação dos passos –
1° momento – Os alunos irão copiar do quadro o conteúdo sobre os estados físicos da água, descrito no anexo. Explicações, conversas, reflexões sobre o conteúdo.
2° momento – Distribuição e início dos exercícios em folhas. Eles poderão concluir os exercícios em casa, c) Recursos necessários – Folhas impressas com a publicação impressa.
d) Acompanhamento da atividade – Serão avaliadas as perguntas e participação em aula dos alunos.
ANEXO - Texto 1° momento – Ciências
Estados físicos da água
Existem 3 formas em que podemos encontrar a água, são seus 3 estados físicos:
A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido.
Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são:
Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água.
Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água.
A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição.
O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente.
Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização.
O que é água?
Pode até parecer um pouco absurdo fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já que todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infinidáveis momentos da nossa vida.
Mas, afinal qual é a