Resenha libâneo
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas
Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR
O autor faz uma análise do processo de formação do pedagogo a partir das demandas da sociedade e da organização dos cursos de pedagogia. Começa o texto discutindo a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas como um fenômeno atual. Educação informal e não informal: na sociedade do conhecimento amplia-se a produção e a disseminação de saberes e modos de ação. Para o autor estamos diante de uma verdadeira sociedade pedagógica. aponta um paradoxo atual no campo da pedagogia, ou seja, vivemos a sociedade pedagógica e, no entanto os estudos sobre a pedagogia estão desaparecendo das licenciaturas. Argumenta que vários setores da sociedade se organizam em ações educativas bem como o capitalismo impõe a educação novas demandas. As transformações tecnológicas e científicas pedem um novo profissional. aponta a necessidade de um novo profissional da educação necessidade de reavaliação dos processos de aprendizagem.
O Autor discute também a função do pedagógico, ou seja, as metodologias, o modo de fazer, o modo de ensinar a matéria. Discute a nomenclatura do curso de pedagogia que foi construído ao longo do processo histórico. para o autor a pedagogia se preocupa com os processos de ensinagem, mas tem um significado bem mais amplo. Pedagogia é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade (do ato educativo, das práticas educativas). afirma que não sociedade sem práticas educativas o que mostra que não podemos reduzir à educação as práticas escolares. toda ação educativa corresponde a uma pedagogia.
O objeto de estudo da pedagogia são os processos formativos que se constituem a partir de processos de comunicação e interação, que permitem aos sujeitos assimilarem saberes, técnicas, competências. habilidades. reconhecer que a pedagogia como pratica cultural e social