metodologia cientifica
A resenha é um tipo de trabalho acadêmico que exige de seu
autor um
determinado nível de conhecimento sobre o assunto. Esse conhecimento permitirá estabelecer comparações e a emissão de juízos de valor, ou seja, dizer se concorda ou discorda das considerações apresentadas na obra ou texto a ser resenhado. Pode ser utilizado para descrever acontecimentos da realidade (um filme, uma peça teatral, um evento esportivo, etc.), além de livros ou textos diversos.
Ao elaborar uma resenha o seu autor tem o objetivo principal de apresentar uma determinada obra para um tipo específico de leitor. Nesse caso, sugerimos que sejam considerados na elaboração da resenha os seguintes aspectos:
•
Apresentar o autor e dar referências sobre sua vinculação institucional e sua obra, bem como outras obras que tenha produzido;
•
Identificar o foco principal da discussão elaborada pelo autor no texto
(objetivo; questão central que orienta a discussão do texto, pressupostos que norteiam as abordagens adotadas e a discussão elaborada); estrutura argumentativa apresentada no texto, ou seja, como o autor vai construindo os seus com o intuito de dar conta dos objetivos propostas ou de responder a questão central;
•
Apresentar as principais conclusões do autor e os comentários pessoais do autor da resenha.
Vale destacar, que os comentários pessoais podem ser apresentados ao longo do texto, ou no final conforme estilo do autor. No entanto, esses comentários pessoais precisam estar respaldados em argumentos teóricos convincentes ou contradições que possam ser apreendidas no próprio texto.
A resenha deve ser, portanto, um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo, além das informações, comentários e avaliações do autor da resenha.
Veja o exemplo, a seguir, de uma resenha formulada por uma aluna de um curso de graduação.
RESENHA DA OBRA:
LIBÂNEO, J. C., OLIVEIRA, J. F de, TOSCHI,