Resenha Leitura Pensamento E Escrita
Ler, Pensar e Escrever/ Gabriel Perissé 4.
Ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2004.
(Coleção Elementos de Criação Literária). 96 pág.
O autor Gabriel Perissé, que é um professor universitário, poeta, editor e tradutor, desenvolveu este livro como um resumo realizado durante mais de dez anos de pesquisa e trabalho. Tudo isso para tentar auxiliar o leitor na busca pela experiência de encontrarse com uma linguagem que permita buscar a sensibilidade na leitura e na maneira de escrever, como um autoconhecimento e identificação que buscam facilitar todo processo de aprendizagem.
Em sua introdução, o autor já deixa claro que seu objetivo não é o de transformar
quem o está lendo em um gênio sabe tudo, e sim o de colaborar para um crescimento cultural. Cada pessoa possui uma personalidade, e é por esse motivo que a maneira de escrever muda de autor para autor, cada um do seu modo e da sua maneira de se expressar. É necessário um foco, saber o que se quer dizer, o porquê se quer falar sobre um determinado assunto e em que ponto deseja chegar, pois pensando assim fica mais fácil desenvolver a escrita de forma espontânea.
É preciso entender que ler, pensar e escrever são ações indispensáveis para uma boa formação intelectual. Uma coisa está sempre dependendo da outra, pois quem lê amplia seu vocabulário e seu conhecimento a respeito dos mais diversos assuntos, quem pensa consegue desenvolver os assuntos com mais profundidade e desdobramentos, e quem escreve tem a extrema necessidade dos dois aspectos anteriores para expor em suas palavras toda a intensidade e entendimento desejado.
O autor começa abordando a questão da educação em nosso país, onde a maioria
das