resenha como prática de leitura
Autora: Edwiges Roberta de Oliveira Santos Coimbra
Título: Leitura e produção de resenha para construção de cidadãos críticos - Formação de Mediadores de Leitura
Carga horária de 20 h
1. Emenda:
A importância da leitura. Leitura e formação de leitores. Texto: forma e função. Formas de leitura. Compreensão e interpretação: conceitos e distinção. Reflexão da leitura. Organização de ideias. Discussão e opiniões sobre a leitura. Características da resenha crítica. Leitura e resenha crítica. Construção de texto crítico pessoal.
2. Objetivos:
O objetivo principal é que criar opinião própria sobre aquilo que lê, vê ou ouve com embasamentos na leitura. Fornecer informações a respeito do que se entende pela leitura. Estimular os diferentes tipos de leitura. Refletir diferentes pontos de vista. Desenvolver o pensamento crítico sobre o que nos rodeia. Propiciar condições para produção de resenhas críticas. Elaborar uma coletânea de resenhas. Compreender a resenha crítica como um gênero textual que apresenta informações e opiniões, comentários e avaliações sobre o objeto resenhado. Valorizar a leitura como base primordial para informação e lazer.
3.Justificativa:
Saber expressar sentimentos e opiniões sobre algo é relevante na convivência em sociedade. Saber discutir, por exemplo, sobre como um texto, uma música, um filme ou uma imagem nos afeta significa, na verdade, saber discutir sobre o que acontece ao nosso redor. Com isso, começamos a perceber o mundo maravilhoso da leitura (das várias leituras) e sua real função para o leitor. Começamos a conhecer novos estilos, novas abordagens, novos pontos de vista e acabamos amadurecendo pensamentos. Quando compreendemos o que estamos lendo somos capazes de refletir, trocar ideias, além produzir discussões fundamentadas por nossas vivências e por outras leituras. Pode-se dizer que um bom exercício para entender o nosso redor seria a prática de produção de resenhas críticas. Por meio desta