resenha do texto "Os estudos linguísticos e as práticas de leitura"
Giulianna Taira Dedono
Keilla Souza
Jauranice Rodrigues Cavalcanti é professora do Departamento de Letras da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM) e realizou seu mestrado em Letras na Universidade de São Paulo (USP) e seu doutorado e pós-doutorado em Linguística no IEL-Unicamp.
Em seu ensaio “Os estudos linguísticos e as práticas de leitura” Jauranice Cavalcanti fala sobre o caminho que o leitor percorre para chegar a compreensão do texto. Ela compartilha da visão que o leitor tem uma grande importância na construção do sentido, pois ele deverá preencher os diversos vazios interpretativos deixados pelo autor, invés de apenas ser responsável por decifrar o sentido já imposto. Temos também a definição de linguagem como encontro de sujeitos e lugar de interação.
Cavalcanti se apoia em Bakhtin e Maingueneau para constituir sua análise e nos mostrar essa visão de leitura e interação autor-leitor.
Temos aqui uma concepção de texto com dialogismo entre o leitor e o autor, um texto que só é completo no ato da leitura, o autor sendo responsável apenas por parte da construção de sentido e não tendo responsabilidade pela interpretação. A visão utilizada do ato de ler é a de que é um ato complexo que só se completa no leitor, este tendo importância fundamental na construção do sentido. Jauranice Cavalcanti começa então a discorrer sobre os mecanismos linguísticos que auxiliam o leitor na construção de sentido e preenchimento dos vazios interpretativos que permeiam qualquer texto.
Temos então os conceitos de Maingueneau de competência linguística, enciclopédica e genérica, formando a competência comunicativa. A linguística diz respeito ao idioma, a enciclopédica ao conhecimento de mundo e a genérica sobre o conhecimento de gêneros do discurso que circulam na sociedade em questão. O domínio destas três competências permite que o leitor preencha muitos dos vazios necessários para a interpretação do texto,