ficha de estágio
A disciplina proporciona ao futuro pedagogo o estudo dos fundamentos teórico metodológicos para o ensino da Língua Portuguesa, de forma que, munido de conhecimentos teóricos e práticos, diretrizes ética , instrumental e didático-metodológico, esteja capacitado a obter sucesso no desempenho de sua função, dando ênfase ao “como se aprende” e implementando uma ação social e cultural. Para isso propõe alternativas para o ensino aprendizagem da língua materna, de forma que o aluno adquira habilidades relativas à utilização de recursos e técnicas de desenvolvimento das linguagens oral e escrita nas atividades de construção do conhecimento da língua, como: leitura, produção e interpretação de textos, análise linguística e avaliação.
II – EMENTA
Estudo dos gêneros textuais. Definição ampla de Leitura. Níveis de leitura. Capacidades prévias para a alfabetização. Falhas de ordem da escrita. Estudo do quadro Fonético do Português. Alfabetização e ortografia. Alfabetização e Letramento. Variação Linguística. Preconceito Linguístico. Linguística textual.
Alfabetização e novas tecnologias .Técnicas de produção de resumos , resenhas acadêmicas , seminários , sequências didáticas. Formação da língua portuguesa .
III –OBJETIVO GERAL
Subsidiar o futuro pedagogo com a diversidade de possibilidades metodológicas e didáticas do ensino da Língua Portuguesa para produção, leitura e interpretação de textos, de forma que desenvolva competências e habilidades para planejar, executar, acompanhar e avaliar a sua prática pedagógica num processo ensino
-aprendizagem .
IV- CONHECIMENTOS E HABILIDADES PRÉVIAS
O aluno deve ter domínio da leitura e escrita de textos simples. Fazer inferências e conseguir retirarO dicente que chega ao ensino superior deve ser levado a desenvolver a capacidade de estudo.
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Propiciar condições para que o aluno possa desenvolver técnicas e materiais pedagógicos relativos à leitura e ao