Uso do Viscosímetro
1 INTRODUÇÃO
Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento (escorregamento do liquido). De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.
É medida através da formula: ἡ = kαm
Onde:
ἡ - Letra grega “ETA” indicando a Viscosidade; k – Constante Tabelada, relação entre a rotação do viscosimetro e a hélice usada no experimetro (vede figura 2 e 3); αm – Medida direta;
Sendo que:
A unidade de ἡ é mPas (mile Pascoal por segundo)
2 OBJETIVO
Este experimento teve como objetivo assimilar de forma prática os conceitos de viscosidade, bem como também o de aprender a determinar o valor da viscosidade dos líquidos, através do viscosímetro rotacional*, instrumento para medir a viscosidade de fluidos.
*Viscosímetro rotacional. A viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa pelo líquido. Nos viscosímetros de cilindros concêntricos, a parte fixa é, em geral, a parede do próprio recipiente cilíndrico onde está o líquido. A parte móvel pode ser no formato de palhetas ou um cilindro. Nos viscosímetros de cone-placa, um cone é girado sobre o líquido colocado entre o cone e uma placa fixa.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Os equipamentos utilizados para o procedimento experimental foram:
4 ANÁLISE DE DADOS:
Para determinar a Viscosidade do Fluido automotivo temos:
Viscosímetro programado em 30 rpm;