0% enviado / Abra seu presente
Para começar, junte as varetas como se fosse colocar um espaguete na panela. Apoiando o feixe no chão, abra a mão deixando as varetas caírem.
Alternadamente, os jogadores tentam retirar as varetas uma a uma, sem tocar nas outras.
Sempre que o feixe se movimentar ou outra vareta for tocada, a vez passa para o próximo jogador.
Nos jogos de pega-varetas, normalmente as peças são coloridas e cada cor tem um valor diferente. Faça o seu próprio jogo colorindo palitos usados em churrasco com ajuda de canetinhas. Preste atenção na hora de adquirir os palitos: eles devem ter os dois lados pontiagudos para o jogo funcionar melhor.
Brincadeiras de rodas
Ciranda Cirandinha
Do que precisa? Vontade de se mexer e cantar!
Ciranda-cirandinha é uma das cantigas de roda mais tradicionais. Isso quer dizer que até a vovó pode saber a letra e cantar com você! Quer dizer também que, para brincar, basta fazer uma roda, dar as mãos e cantar a música!
Todo mundo pode participar e dá até pra acrescentar uma coreografia enquanto se canta. Uma ou outra coisinha mudou na letra da canção ao longo s anos – ela é velhinha! -, mas a versão mais conhecida é assim:
“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso fulana de tal entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora!”
Amarelinha
Como brincar
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do