Torre de Pisa
O campanário medieval italiano começou a ser construído há oito séculos e sempre foi torto. Só se estabilizou depois da restauração concluída em 2001
FICHA TÉCNICA
Localização: Pisa, noroeste da Itália
Construção: De 1173 a cerca de 1370
Material: Mármore
Altura: 55 metros
Peso: 14 453 toneladas
Arquiteto: Desconhecido. Mas existem pelo menos seis suspeitos.
QUARTEIRÃO DA ARTE
A importância da torre vai além do fato de ela ser torta. "Foi construída para compor um conjunto de edifícios capaz de representar a condição cultural e econômica da cidade na época, diz Marcos Tognon, professor de História da Arte da Unicamp.
TENTATIVAS VÃS
Desde o século 13 Pisa tenta mudar a inclinação do campanário. Em 1838, uma restauração atingiu o lençol freático e inundou a base. Quase 100 anos depois, o ditador Benito Mussolini mandou injetar cimento no alicerce. Nada mudou.
MIL E UMA EXPLICAÇÕES
Na época, imaginou-se que a inclinação fizesse referência à corcunda de William de Innsbruck, um dos possíveis arquitetos. Outra sugestão era a de que os operários a ergueram assim de propósito, em protesto contra os baixos salários.
REFORMA FINAL
Correção iniciada há 20 anos e concluída há oito garantiu a estabilidade da obra por 300 anos
1. Cabos
Cabos de aço foram presos ao redor da torre e ligados a grandes contrapesos a um quarteirão de distância. Assim, o edifício permaneceu seguro durante a reparação.
2. Pesos e escavação
Para dar mais sustentação, peças de chumbo foram instaladas no lado oposto à inclinação. Depois veio a fase de extração de solo: 41 brocas perfuraram o chão e retiraram 60 toneladas de terra.
3. Reacomodação
A remoção de terra criou um espaço vazio no solo, no lado oposto ao inclinado. Com isso, o próprio peso da torre fez com que ela se reacomodasse no buraco e retornasse em meio grau.
Camada 1:Antigo leito de rio, formado de solo arenoso.
Camada 2:Argila de consistência