Torre de pisa
Com sua construção feita durante 200 anos (1174-1350), devido ser interrompida varias vezes, a Torre passou a pouco por um processo de restauração, em 1990, para melhor acesso do público. Finalizada com 56 metros de altura e sua inclinação, medida em 1990, com 5,5 graus, hoje a Torre encontra-se com inclinação 3,99 graus.
Para dar início a uma construção deve-se primeiramente estudar o solo a ser utilizado, para que a fundação implantada seja adequada e não haja conseqüências futuras. O solo onde a estrutura será implantada deve ter um bom nível de compactação, para que posteriormente não seja moldada a obra e assim não gere prejuízos. No caso da Torre de Pisa, a inclinação ocorreu por ter sido implantada em um local com solo instável e com baixo grau de compactação, onde antecedente havia um banhado. Segundo estudos geológicos a Torre corre risco de desabar em alguns anos, visto que sua inclinação aumenta em uma média de 20 mm por ano, logo devem ser feito análises para compensação na base da Torre para diminuir esse risco.
Estudos concluem que apesar de sua inclinação a Torre não cai, pois seu centro de massa reflete em sua base, ou seja, do centro de massa parte um vetor direcionado a base, chamado força peso, quando esse vetor for direcionado à base a estrutura não cai, porém se o vetor for direcionado para fora da base a edificação desaba.
No Brasil tem-se um problema parecido na orla da praia de Santos, São Paulo. Dois edifícios ficaram inclinados devido a arenosidade elevada no local onde se localizam. Pesquisadores relatam que essa inclinação foi conseqüência do aumento do