Trabalho de ciências sociais
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS SEMESTRE: 2012.1 PROFESSOR WALDIR DA SILVA SOUZA ALUNA MARINA GONÇALVES CARVALHO DE ALBUQUERQUE
Pergunta 1: Escreva porque para Max Weber a ética protestante vai de encontro com a racionalidade presente no capitalismo?
Em seu trabalho “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber analisou questões do protestantismo que influenciariam no desenvolvimento do capitalismo. Se baseando em dados, Weber vai defender essa questão mostrando que certos comportamentos pregados na Doutrina protestante implicam num estímulo ao desenvolvimento do capitalismo.
Dentro das famílias protestantes, os filhos eram criados com um ensino especializado, para o trabalho, escolhendo atividades relacionadas à obtenção de lucro. A partir disso, Weber mostra a formação de uma mentalidade propícia ao capitalismo, mentalidade essa contrária à mentalidade católica, voltada para a oração, sacrifício e renúncia da vida prática. Weber vai analisar que a relação entre religião e sociedade se dá por meio dos valores dos indivíduos, transformados em motivos da ação social. Weber percebe que os valores do protestantismo tendem ao racionalismo econômico, base do capitalismo.
Pergunta 2: Para Karl Marx o que provocaria as desigualdades sociais existentes na sociedade capitalista?
Para Karl Marx o que vai promover uma desigualdade na sociedade é o capitalismo, que vai gerar as diferenças entre os proprietários dos meios de produção e o proletariado (trabalhadores assalariados).
Segundo Marx, aqueles que não eram proprietários dos meios de produção vão oferecer o seu trabalho em troca de um salário, o que leva a burguesia e o Estado a tomarem atitudes de exploração desses trabalhadores. A partir disso, Marx vai elaborar o conceito de alienação (aquele que não tem ciência de algo, conhecimento ou acesso), afirmando que o trabalhador é um alienado econômico (pois não tem o