Trabalho de ciências sociais
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Tutor à distância: Celso Ricardo do Nascimento
Rio Grande, novembro de 2012
INTRODUÇÃO Como ciência que estuda a relação do ser humano com a sociedade ou como as interações humanas agem no meio social é que as Ciências Sociais nos ajudam a entender nossa própria existência como seres humanos e nossa relação com o resto do mundo.
A Sociologia – que juntamente com a Antropologia e as Ciências Políticas, integra as chamadas Ciências Sociais – surge com a Revolução Industrial, marco da reestruturação social, buscando compreender este novo indivíduo que emergia. Antes, o homem vivia no campo, trabalhando para os senhores feudais e agora vai para as cidades e se torna um operário, vendendo sua força de trabalho, criando com isso uma nova sociedade e, conseqüentemente, gerando novos problemas para aqueles que o tem como objeto de estudo.
Estes problemas passaram a ser analisados de forma mais racional pelos pesquisadores a partir de meados do século XIX os quais procuram entender o meio social em sua forma política, econômica e cultural.
Atualmente, os estudos e os resultados das Ciências Sociais são amplamente utilizados pelos governos nas esferas municipal, estadual e federal para definir os rumos de suas políticas públicas. De se destacar que uma das suas aplicações consiste no manejo de recursos públicos, sobretudo no combate à miséria e desigualdades sociais.
O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão, com base em uma leitura especializada e científica, a respeito da temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Para tanto, este trabalho se estrutura em dois pontos fundamentais, a um, conceituação de indivíduo, cultura e sociedade, a dois, a visão dos integrantes do grupo dos documentários e filme selecionados para análise.
CAPÍTULO I – OS CONCEITOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE. 1. Indivíduo.
Alfonso T. Ferrari, em